Como manter um Escritório organizado?

como manter um escritório organizado

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A organização do escritório é uma ação muito importante. Por isso, o colaborador precisa saber a importância de como manter um Escritório organizado.

Em princípio, parece que os antigos modelos de escritório podem começar a desaparecer (devagarzinho, mas já é um começo). Nesse sentido, as pessoas já estão se dando conta da importância em manter um escritório organizado e investir no local de trabalho, tanto em design, como conforto e decoração na hora de “abrigar” seus funcionários em escritórios e esperar deles seu melhor desempenho. Bem como, em móveis de qualidade e com ergonomia adequada, que contribuam na produtividade e conforto do funcionário.


Pesquisas sobre o tema


É o que prevê Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Universidade Stanford.

Pode parecer retórica, mas não é. A Gensler nos EUA deu o pontapé da mudança.

A empresa é uma conceituada consultoria de design de São Francisco. Ao divulgar nos últimos meses os resultados da mais abrangente pesquisa da história dos negócios sobre a relação entre ambiente, produtividade e satisfação no trabalho.

Resumidamente, os resultados não são animadores. No entanto estão servindo de sinal de alerta para mudanças drásticas. Visando a melhoria do ambiente corporativo.

Segundo a pesquisa, as empresas norte-americanas perdem US$ 330 bilhões anuais em produtividade por causa dos escritórios mal planejados. “As companhias estão acordando para o fato de que o ambiente de trabalho é muito mais do que um imóvel. É um lugar estratégico para acolher pessoas”, diz Diane Hoskins, diretora executiva da Gensler.

A BP, a Discovery Communications e a Hearst Corporation contrataram a empresa de design para fazer mudanças drásticas na arquitetura corporativa, após a divulgação do levantamento.

Mais produtividade em um ambiente melhor

Gensler conduziu a pesquisa com 2013 funcionários de todos os escalões em oito setores da economia americana. De acordo com o estudo, 90% dos funcionários acreditam que o design do escritório influencia seu humor e sua produtividade; 21% dos entrevistados disseram que seriam mais produtivos num ambiente melhor de trabalho.

Outras conclusões do levantamento

58% dizem ter vergonha de mostrar o local de trabalho a clientes e fornecedores. 48% trabalhariam uma hora a mais por dia, com satisfação, se o escritório fosse mais acolhedor. 46% não acreditam que a criação de um ambiente mais produtivo seja prioridade da empresa. 40% dizem que a contenção de gastos é o motivo do layout corrente do escritório. 66% creem no aumento de eficiência no trabalho se os colegas estão mais próximos fisicamente. 30%, contudo, afirmam que o ambiente não propicia a integração. 20% classificam seu escritório como “razoável” ou “precário”. 33% responderam que o ambiente de trabalho não favorece a saúde e o bem-estar, apesar de os dois fatores serem vitais para a produtividade.

E o que dizem os executivos?

Por outro lado, segundo o mesmo estudo, a maioria esmagadora dos executivos acham que melhorias no ambiente de trabalho teriam impacto positivo no resultado da empresa. Apesar disso, apenas um quinto deles dizem haver planos para melhoria do layout dos escritórios.

Ou seja, a motivação da equipe esta relacionado com conjunto de ações entre gestor e colaboradores. Porém, também deve ser trabalhada em cada componente da equipe, assim como, tem relação com ambiente. Pois, a motivação depende não somente dos fatores internos e do desejo do funcionário em colaborar, e sim, também, dos fatores externos que criam o estimulo adequado para que seja um fator motivador. Em outras palavras, o ambiente e os móveis que compõem esse ambiente, podem impactar psicologicamente nos colaboradores. Pense nisso!

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