Resumidamente, ergonomia no ambiente corporativo significa ter móveis de qualidade que proporcionem boa postura e conforto aos usuários.
A cada dia que passa, mudam as necessidades, ou seja, as pessoas passam mais parte do seu tempo sentados em uma cadeira à frente de um computador, utilizando moveis e utensilio do seu ambiente de trabalho.
Por este motivo, por que não investir em bons móveis para escritório e garantir, além da beleza, boa ergonomia no ambiente corporativo?
Móveis de qualidade e conforto.
A má postura realizada de forma continua é responsável diversos problemas, entre eles, lesões irreversíveis na coluna vertebral.
Desse modo, a indústria tem se preocupado com a ergonomia dos móveis juntamente com a beleza e conforto dos moveis de escritório.
Além disso, com base em diversos estudos, a ergonomia moveleira vem auxiliando na produtividade das empresas. Ou seja, influenciando diretamente na qualidade de vida dos colaboradores, que por consequência das melhores condições no ambiente de trabalho, não sofrem com problemas relacionados à postura incorreta.
Cadeiras de escritório.
Acima de tudo, as cadeiras de escritório fazem parte do processo de melhoria do bem-estar, tendo em vista que é um móvel essencial neste ambiente. Bem como, os assentos devem proporcionar todas as condições ergonômicas e oferecer as regulagens compatíveis para cada biótipo durante sua utilização.
Visando uma boa ergonomia as cadeiras precisam ter:
- Apoios para os braços, pois auxiliam na função de sustentação e tem o objetivo de aliviar a tensão dos ombros e coluna cervical;
- Regulagem de altura, pois os pés devem ficar apoiados no chão ou em um apoio para pés;
- Encosto ajustável em altura e profundidade, pois a correta curvatura da coluna vertebral e seu apoio adequado evita dores nas costas e auxilia na postura correta.
Problemas ocasionados pela falta de ergonomia
- Hérnia de disco: ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal, comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. É um problema mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
- Dor nas costas: é a queixa mais comum, pode ser por sedentarismo, herança genética, postura no trabalho, levantar pesos inclinando a coluna para frente e idade.
- Lombalgia: é uma dor na região mais baixa da coluna perto da bacia. Também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.
- Dor ciática: A dor ciática é caracterizada por uma espécie de queimação, que pode ir desde o fundo das costas, afetando o bumbum, a parte de trás ou da frente da coxa até o pé. A causa dessa enfermidade pode estar relacionada a traumatismo, hérnia, ruptura ou desvio dos discos e postura errada.
No ambiente de trabalho, não dispense a utilização de bons móveis, que proporcionem além de conforto, beleza e otimização, boa ergonomia no ambiente de trabalho. Essa combinação traz muito mais motivação e rendimento profissional.